Economize Dinheiro (8 Maneiras)

1. Corte gastos desnecessários

O primeiro passo para começar a economizar dinheiro e garantir uma situação financeira mais segura e confortável é fazer um corte dos gastos supérfluos.

Ainda que sejam gastos pequenos, no acumulado do mês ou do ano, eles acabam pesando em seu orçamento e comprometem sua capacidade de manter uma poupança.

Avalie o seu controle financeiro e procure entender para onde o seu dinheiro tem ido para fazer cortes inteligentes e que representem uma boa economia.

2. Quite suas dívidas para conseguir economizar dinheiro

Se você já fez os cortes necessários, é chegada a hora de olhar para as dívidas.

Avalie eventuais parcelamentos grandes e financiamentos que você possa ter se comprometido, analisando a possibilidade de quitá-los quando possível.

Nesse momento, dê preferência àquelas dívidas que oferecem amortização de juros no caso da antecipação das parcelas – assim, você economiza ao pagar à vista.

Considere, ainda, uma possível portabilidade – que é quando você transfere um empréstimo ou financiamento de um banco para outro, que oferece condições melhores.

3. Troque juros altos por juros mais baixos

Os juros são um dos grandes vilões da economia pessoal de milhões de famílias brasileiras.

Seja no cartão de crédito ou no cheque especial, eles acabam atrapalhando a organização financeira ao oferecerem um crédito facilitado, mas, com custos altíssimos.

Se você precisar de dinheiro, busque sempre por opções com juros baixos para economizar no valor total.

Uma dica para conseguir linhas de crédito baratas é manter um bom relacionamento com o mercado, sempre pagando suas contas em dia e não deixando nenhuma dívida em aberto.

4. Crie metas para seus projetos para lhe motivar a economizar

Criar metas pessoais é um bom jeito de organizar suas finanças.

Procure imaginar como você gostaria de estar daqui a seis meses ou um ano, viagens que gostaria de fazer ou projetos nos quais gostaria de investir.

Contar com uma meta concreta de algo que se deseja conquistar é uma ótima maneira de se manter motivado a economizar no dia a dia, pois você consegue visualizar o motivo do seu sacrifício lá na frente.

5. Fale sobre economizar para alcançar os objetivos com sua família

Se você é responsável financeiramente pela sua família, já sabe que de nada adianta criar um planejamento de economia se não houver a cooperação de todos.

Por isso, antes de começar seu projeto de economia financeira, sente-se com sua família para explicar o que está fazendo, quais são os objetivos finais e qual a sua expectativa com o plano.

Assim, você garante que todos estejam na mesma página e entendam qual papel precisam desempenhar para o sucesso do projeto.

6. Gaste menos do que você ganha para começar a economizar

Para que no fim do mês sobre dinheiro para economizar, não há muito segredo: você deve gastar menos do que ganha.

Isso pode parecer mais fácil de ser dito do que feito, mas essa é a regra áurea da educação financeira e um tópico que não poderíamos deixar de abordar.

Todas as nossas dicas até aqui e o sucesso do passo a passo dependem, no fim, da sua capacidade de se organizar financeiramente para gastar menos do que ganha.

7. Comece a pensar em economizar como uma reserva financeira

Para garantir uma maior segurança em sua vida financeira, é preciso manter uma constância no dinheiro economizado todos os meses, evitando pular um mês ou guardar menos do que havia sido planejado.

E, depois de poupado, é importante que esse dinheiro seja respeitado como a reserva financeira que é.

Isso significa que você não pode mexer nele para gastos supérfluos ou compras impulsivas, mas apenas para emergências.

8. Aprenda a usar uma planilha de gastos

Como mencionamos, o sucesso do seu plano de economia depende de organização financeira.

É importante ter um controle de todos os gastos, o que entra e o que sai, para conseguir visualizar em tempo real e mês a mês como você tem se organizado.